.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O ciclo litúrgico do Natal



As celebrações do Natal, abrindo o Ano Litúrgico, se referem ao mistério da vinda do Filho de Deus entre nós. O ciclo celebrativo abrange:
Tempo do Advento: Preparamo-nos para a chegada do Senhor ao longo de quatro domingos, que são chamados de Domingos do Advento.
Tempo de Natal: Tem início na noite do dia 24 e seu ponto alto é o dia 25, quando celebramos a festa do nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador. A celebração do Natal se prolonga por oito dias, que formam a oitava de Natal. No oitavo dia, temos a solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria, que coincide com o Ano Novo e o Dia Mundial da Paz.
Tempo da Epifania: É a celebração da manifestação de Jesus que é adorado pelos Magos. Jesus é reconhecido como luz do mundo e salvação oferecida a todos os povos.

O Mensageiro de S. Antônio - dezembro/2008
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

domingo, 29 de novembro de 2009

1º domingo do Advento



Lc 21,25-28.34-36

O chamado que nos faz o Tempo do Advento é para a atenção e cuidado dos fatos. Somos portadores de uma Esperança que corrige medos e ameaças. O Filho do homem virá em sua glória e majestade, certeza que nos reanima para um futuro que pode ser aguardado acordado e com a cabeça erguida. Diante de Jesus, a libertação é fato! Basta-nos vigiar, orar e praticar a justiça para que nenhum excesso entorpeça e nos cegue. Devemos ocupar-nos desta Presença que nos garante viver e conviver como sujeitos dignos de saborear seu Reino de equidade.

Irmã Bárbara P. Bucker, MC - Rio de Janeiro / RJ
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesua

sábado, 28 de novembro de 2009

Programa Espiritual

Você agora vai conhecer um poderoso Programa Espiritual. Recebeu este nome porque contém 63 afirmativas que deverão ser feitas durante 9 semanas seguidas. Estas afirmativas podem transformar qualquer situação aflitiva em vitória pessoal para você. Peritos espirituais afirmam que, se você fizer estas afirmativas durante 9 semanas ininterruptas, no final, já terá alcançado a graça que deseja.
ATENÇÃO! IMPORTANTE!
Não ponha em dúvida os conceitos aqui apresentados. Há em nosso espírito todos os recursos de que necessitamos para a solução de nossos problemas. As idéias acham-se presentes em nosso subconsciente e quando libertadas pela força da oração podem conduzir-nos ao êxito de qualquer projeto.

PARA RECEBER AS GRAÇAS QUE DESEJA, faça 3 coisas:
1º) Pergunte a si mesmo: O que desejo é justo? Se puder responder a essa pergunta afirmativamente, faça então a Deus a seguinte oração:
“SENHOR, TU QUE PODES CONCEDER-ME A GRAÇA QUE TANTO ALMEJO, CRIA, SENHOR, AS POSSIBILIDADES PARA REALIZAÇÃO DE MEU DESEJO, EM NOME DE JESUS, AMÉM.”
2º) Imagine depois, firmemente, que seu desejo vai se materializar. Crie na imaginação a imagem de seu desejo realizado.
3º) Coloque nas mãos de Deus esta questão e siga as orientações do TODO PODEROSO. Pratique a crença e continue a sustentar no pensamento o que idealizou. Faça isso e ficará surpreso pelos caminhos estranhos e, às vezes, inesperados através dos quais se materializará seu ideal.
OBS.: a oração contida no item 1 deverá ser repetida, diariamente, várias vezes, tantas quantas forem possíveis repetir. Aproveite todos os momentos disponíveis para fazê-la. Concentre-se por alguns minutos e a repita com FÉ.

INSTRUÇÕES:
A seguir, você tomará conhecimento do Programa Espiritual que deverá desenvolver. Leia todas as afirmativas de uma vez para gravar o conteúdo no espírito. Depois, começando por um DOMINGO:
- Leia a afirmativa com atenção.
- Procure memorizar o que leu.
- Durante o dia repita a afirmativa várias vezes a fim de gravá-la no espírito. Este é um exercício de fortalecimento espiritual.
- Afirme depois, com FÉ, que acredita na capacidade de suas palavras.

As sete primeiras afirmativas foram feitas por JESUS. São as mais sábias e verdadeiras até hoje pronunciadas. não duvide delas!

1º DIA – DOMINGO
Toda palavra expressada com fé ao PODER INFINITO obtém os resultados desejados. É a lei do PEDI E RECEBEREIS. Foi JESUS mesmo quem disse: “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á.” (Mt 7:7-8, Lc 11:9-10).

2º DIA – SEGUNDA-FEIRA
Invoque a SABEDORIA INFINITA para que seus desejos sejam positivos e benéficos. Não tenha medo de pedir! DEUS só está esperando que você peça para atender. “Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus”. (Mt 18:19)

3º DIA – TERÇA-FEIRA
A definição mais perfeita e completa do PODER DA FÉ foi dada por JESUS. Somente uma pessoa que conhece, profundamente, todas as leis da MENTE e do PODER DA FÉ, poderia formular uma afirmativa tão completa, verdadeira e científica como esta feita pelo MESTRE. “Por isso vos digo, que TUDO o que pedirdes na oração, crendo que recebereis, vos será dado.

4º DIA – QUARTA-FEIRA
O pensamento cria, o desejo atrai, a fé realiza. TUDO o que você pede e acredita que, pelo fato de pedir recebe, infalivelmente receberá! “Disse-lhe Jesus: Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê.” (Mc 9:23)

5º DIA – QUINTA-FEIRA
Acha você que o que pede é algo difícil ou grande demais em comparação com este grande Universo criado por DEUS, com bilhões de estrelas, incontáveis grãos de areia, infinitas gotas d’água, árvores, aves, animais, pedras, montanhas? O seu pedido é um grão de areia na imensidão do UNIVERSO!... Quando você invoca o mesmo PODER CRIADOR DO MUNDO, tudo se torna mais fácil! “Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu: Se creres, verás a GLÓRIA DE DEUS? Tiraram, pois, a pedra.” (Jo 11:40)

6º DIA – SEXTA-FEIRA
JESUS não colocou nenhuma condicionante e nem limitou o tamanho e o tipo do pedido. ELE disse que TUDO, TUDO você alcança! TUDO MESMO! Basta pedir ao PAI, no interior de seu ser, com FÉ, sem duvidar, isto é, crendo que vai receber, e receberá infalivelmente! “E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei.” (Jo 14:13-14)

7º DIA – SÁBADO
O seu pensamento acreditado já é o seu pedido! É por isso que dizem os mestres espirituais que todo pensamento acreditado e persistente sempre acontece. Foi JESUS quem nos ensinou a usar o que hoje, a Ciência da Mente reconhece ser uma lei infalível e universal: o que você pede, o que você pensa, o que você deseja, o que você mentaliza com persistência, sempre acontece porque o subconsciente é acionado para executar. E no âmago do subconsciente está o PAI, a SABEDORIA INFINITA. Seja persistente e verá! “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.” (Jo 15:7)

OBS.: Fim da primeira semana. Agradeça a DEUS pelas palavras orientadoras, confortadoras e inspiradoras de CRISTO. Releia as suas palavras mais uma vez antes que o dia termine.

As sete afirmativas seguintes foram feitas pelos apóstolos de CRISTO, aqueles que conviveram com ELE e dELE receberam a Missão Espiritual. Não duvide de suas palavras! Elas são profundamente verdadeiras!

8º DIA – DOMINGO
A maneira pela qual você se comunica com o PODER DIVINO é através do seu pensamento, da ORAÇÃO. Esse é o veículo que aciona o explosivo da FÉ. Esse é o caminho que leva ao PAI, ao PODER DIVINO. “A confiança que depositamos nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme a sua vontade, Ele nos atenderá.” (I Jo 5:14)

9º DIA – SEGUNDA-FEIRA
Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus - que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação - e ser-lhe-á dada.” (Ti 1:5)
Peça, porém, com FÉ, em nada duvidando! Não suponha que aquele que duvida conseguirá alguma coisa... Persevere dia e noite! Em Lc 11:5-13, JESUS insiste na persistência da oração dizendo que, às vezes é necessário bater e bater!... ELE nos ensina como se deve pedir alguma coisa a DEUS; “Teime com Deus”, se assim se pode falar! “Importune o PAI!” Na parábola do amigo desprevenido e importuno, a teimosia ganha a parada. Seja persistente!

10º DIA – TERÇA-FEIRA
Sabemos que DEUS tem a solução para todos os problemas e que basta acreditar, ter FÉ, para receber. JESUS mesmo disse: Seja feito segundo a vossa fé!
“Depois, dirigindo-se ao centurião, disse: Vai, seja-te feito conforme a tua fé. Na mesma hora o servo ficou curado.” (Mt 8:13). “Então ele tocou-lhes nos olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo vossa fé.” (Mt 9:29). É preciso que tenhamos uma convicção firme e profunda de que DEUS, com sua força onipotente, infalivelmente fará com que se realize com êxito o que desejamos alcançar. “Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8:31)

11º DIA – QUARTA-FEIRA
Empenhe toda a sua força naquilo que deseja alcançar! Desse modo, conseguirá exteriorizar cada vez mais a sua FORÇA INFINITA! Você é FILHO DE DEUS, feito à sua imagem e semelhança! DEUS vê você como um ser perfeito, na sua essência! Quando você entra em comunhão com o PAI, através da oração, você está ligado na FONTE DO PODER. Sua palavra terá força criadora. Repita com FÉ: “Posso vencer todas as coisas pelo PODER DE CRISTO. ELE me dará forças!” (Paulo) “Tudo posso naquele que me conforta.” (Filipenses 4,13)

12º DIA – QUINTA-FEIRA
Rezar é conversar com o DEUS DO UNIVERSO sobre todas as coisas – grandes e pequenas – e saber que ELE está escutando. Nada pode facilitar as aflições da vida, como a ORAÇÃO. Não O deixe esperando! “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo.” (Ap 3:20) “...Sei em quem pus minha confiança, e estou certo de que é assaz poderoso para guardar meu depósito até aquele dia.” (2 Tim 1:12)

13º DIA – SEXTA-FEIRA
Orar com fé confiante é ter certeza que DEUS responderá! Quando você reza com FÉ, sua oração é atendida. A solução do problema vem em forma de iluminação, força ou idéias, ou em forma de fluxo divino de paz. Confie em DEUS! ELE diz: “Pois eu, o Senhor, teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: Nada temas, eu venho em teu auxílio.” (Is 41:13) “Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ELE tem cuidado de vós!” (1Pd 5:7)

14º DIA – SÁBADO
Quando nos preocupamos, esquecemos de confiar em DEUS e de deixar nossos cuidados com ELE. O apóstolo Paulo nos ensina o segredo de viver sem preocupações:”entregar nossos fardos a DEUS e ELE cuidará de tudo”. E então, descerá sobre nós a PAZ incomparável de DEUS”. “Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.” (Fil 4:6)

As afirmativas seguintes foram feitas por teólogos, psicólogos ou pessoas que passaram por uma profunda experiência espiritual. Não duvide delas, pois têm o poder de abrir seu espírito para DEUS através da FÉ.

15º DIA – DOMINGO
Nossa fé, ao iniciarmos um empreendimento duvidoso, é a única coisa – compreenda bem isto – é a única coisa que assegura o êxito dele. Acredite sempre! “Pelo resultado, espero descansado. PARA DEUS, TUDO É POSSÍVEL!

16º DIA – SEGUNDA-FEIRA
Todo problema pode ser solucionado de maneira acertada se fizermos orações afirmativas. As orações afirmativas libertam as forças por intermédio das quais se conseguem os resultados. Então mentalize: “Nada me abala ou preocupa! Como poderia me preocupar com as coisas passageiras desta vida, se SOU FILHO DE DEUS e dotado de todo PODER DIVINO?

17º DIA – TERÇA-FEIRA
É importante lembrar que você está tratando com a maior força existente no Universo quando estiver fazendo sua oração: a força que criou o próprio Universo – DEUS. ELE é um SER de recursos ilimitados. ELE pode criar os caminhos para a realização de seus desejos. Afirme com FÉ: “ESPÍRITO INFINITO, abri o caminho para a realização do meu desejo, em nome de JESUS!

18º DIA – QUARTA-FEIRA
O PODER DA ORAÇÃO é a manifestação da energia. Assim corno existem técnicas científicas para a libertação da energia atômica, existem também processos científicos para a libertação da energia espiritual, através de mecanismos da ORAÇÃO. Esta afirmativa é uma delas. “O SENHOR é meu pastor, nada me faltará.” (Sl 22:1)

19º DIA – QUINTA-FEIRA
A capacidade de possuir e utilizar a FÉ e de conseguir a libertação da FORÇA ESPIRITUAL que ela proporciona é uma habilidade que, como qualquer outra, deve ser estudada e praticada a fim de se chegar à perfeição. Assim como você nunca duvida que tomando água matará a sede, acredite profundamente que o seu pensamento, a sua oração, a sua palavra tem força criadora, tem poder. E quando você está ligado ao PAI, em estado de oração, então sua oração será infalível! Mentalize: "SOU FILHO DE DEUS e estou fortemente protegido pelo AMOR DIVINO. Consigo vencer qualquer dificuldade! Obrigado, MEU PAI!

20º DIA – SEXTA-FEIRA
As atitudes são mais importantes que os fatos. Qualquer fato que enfrentamos, por mais penoso que seja, mesmo que pareça irremediável, não será tão importante como nossas atitudes para com ele. Por outro lado, a ORAÇÃO e a FÉ podem modificar ou dominar inteiramente um fato. “Eu sei que DEUS, o CRIADOR de todas as coisas, MEU PAI, sempre me protege! O amor de DEUS sempre me envolve! Por isto, sou sempre saudável, feliz e meus propósitos realizam-se infalivelmente!

21º DIA – SÁBADO
Faça uma lista mental dos valores positivos que você possui. Quando encaramos mentalmente estes valores e pensamos firmemente, realçando-os ao máximo, as nossas forças interiores começam a firmar-se e, com o auxílio de DEUS, tiram-nos da derrota para conduzir-nos à vitória. Mentalize: “Sou alegre, feliz, saudável. Sou FILHO DE DEUS. Por isto, entrego TUDO a ELE e meu coração está em PAZ. Com toda certeza, tudo correrá bem!

OBS.: Fim da terceira semana. Você já venceu um terço deste programa. Agradeça a DEUS por isto. Releia as afirmativas passadas e renove os propósitos de não interromper esta atitude de reavivamento espiritual.

22º DIA – DOMINGO
Conceba DEUS como estando ao seu lado no trabalho, em casa, na rua, no automóvel, sempre perto, como um companheiro muito íntimo. Leve a sério as palavras da Bíblia: "Orai sem cessar." (I Tess 5:17). Isto significa que devemos nos fechar num quarto e ficar 24 horas rezando sem parar? Significa sim que devemos estar sempre em atitude de ORAÇÃO! Andar com DEUS em todos em todos os momentos. Falando com ELE de maneira natural e espontânea, ele NOS compreenderá. “Confia ao SENHOR a tua sorte, espera nELE, e ELE agirá.” (Sl 36:5)

23º DIA – SEGUNDA-FEIRA
O fator básico na física é a força; o fator básico na psicologia é o desejo realizável! A pessoa que pressupõe o êxito tende a possuí-lo. Em Jo 11:41-42, JESUS agradece ao PAI, antes mesmo de ver seu desejo se materializar! Faça como ELE! Visualize seu desejo realizado e agradeça a DEUS: “Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: Pai, rendo-te graças, porque me ouviste. Eu bem sei que sempre me ouves...” (Jo 11:41-42)

24º DIA – TERÇA-FEIRA
Não alimente pensamentos negativos em nenhum momento. Somente os pensamentos positivos é que dão resultados positivos. CRISTO foi o maior mestre do pensamento positivo que o mundo já viu. Leia os Evangelhos e veja quantas vezes ELE usou essa poderosa força. Você também pode fazer o mesmo! ELE nos ensinou a usá-la quando disse: “Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis.” (Mt 21:22) “Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado.” (Mc 11:24). Afirme com FÉ muitas vezes hoje: “DEUS está comigo! DEUS está me ouvindo! ELE está providenciando a resposta certa para o pedido que lhe fiz.

25º DIA – QUARTA-FEIRA
Aprenda hoje a magia da crença, alimentando no espírito somente pensamentos positivos. Modifique seus hábitos mentais para crer, ao invés de descrer. Aprenda a esperar e a não duvidar. Procedendo assim, trará a graça que deseja para o reino das possibilidades. Mentalize: “DEUS não precisa de tempo e nunca se atrasa. Com ELE, todas as coisas são possíveis!

26º DIA – QUINTA-FEIRA
A pessoa que confia em Deus e em si, que é positiva e cultiva o otimismo, que se entrega a uma tarefa com a certeza de que será coroada de êxito, magnetiza a sua condição. Atrai para si a força criadora do Universo. Então diga com FÉ: “Eu sou FILHO DE DEUS, feito à sua imagem e semelhança. Logo, eu tenho poder e domínio sobre todas as coisas. Por isto, só me acontecem coisas boas!

27º DIA – SEXTA-FEIRA
Há uma profunda tendência para se alcançar o que se imagina e o que se conserva gravado no espírito, mas é preciso que o nosso objetivo seja justo. Por isso, afaste do pensamento as idéias ruins. Nunca aceite que o pior poderá acontecer. Espere sempre o melhor e o CRIADOR ESPIRITUAL do pensamento, DEUS, há de lhe dar o melhor. Agora, imagine o seu desejo realizado e reze: “Sendo DEUS a fonte de todas as provisões, já me foi dado TUDO que é necessário para mim, que sou FILHO DE DEUS.

28º DIA – SÁBADO
O poder faz maravilhas! Você poderá conseguir as coisas mais extraordinárias pelo PODER DA FÉ! Por isso, quando pedir a DEUS alguma graça, não alimente dúvidas em seu coração, por mais difícil que ela pareça de ser alcançada. Lembre-se de que "o poder da FÉ faz maravilhas!" “As IDÉIAS DIVINAS nunca entram em conflito! Por isso, deixo TUDO nas mãos de DEUS e sigo tranquilo o meu caminho.

OBS.: Fim da quarta semana. Você já notou a diferença que estas afirmativas estão operando em você? Agradeça a DEUS por isso e peça-lhe que continue aperfeiçoando-o cada vez mais.

29º DIA – DOMINGO
Lembre-se sempre: a dúvida veda o caminho para a força, a FÉ abre este caminho. O PODER DA FÉ é tão grande que nada há que DEUS não possa fazer por nós, conosco ou por meio de nós, se permitirmos que ELE canalize a sua força através do nosso espírito. Confie nele: “DEUS é verdadeiramente o DEUS DO UNIVERSO. ELE É O DEUS que está operando agora na minha vida e na vida das pessoas a quem amo. Por isso, só acontecerão coisas boas!

30º DIA – SEGUNDA-FEIRA
Quando concentramos nossa mente em uma só coisa – SEJA ELA O QUE FOR – A FORÇA INFINITA que existe dentro de nós reflete-se no objetivo da nossa FÉ e faz com que obtenhamos resultados realmente concretos. Repita várias vezes hoje: “Acredito que DEUS está libertando as forças que me darão o que eu desejo. Acredito que estou sendo ouvido por DEUS. Acredito que DEUS abrirá sempre um caminho onde não existe caminho.

31º DIA – TERÇA-FEIRA
O temor é o grande inimigo da personalidade humana e a preocupação é a mais sutil e a mais destruidora de todas as doenças. EM QUALQUER SITUAÇÃO, mantenha a calma! Fortaleça seu espírito, fazendo somente afirmações positivas! Só assim conseguirá dominar nossos piores inimigos: a angústia, o medo, a raiva, o ressentimento, o temor das dívidas e outros que acabam abalando nosso sistema nervoso, prejudicando a nossa saúde física e mental. Entregue “agora” seus temores e suas preocupações a DEUS TODO-PODEROSO. ELE sabe o que fazer com eles! É ELE quem pergunta: “Por que vos preocupeis?” “Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes?” (Mt 6:25). “Jesus voltou-se então para seus discípulos: Portanto vos digo: não andeis preocupados com a vossa vida, pelo que haveis de comer; nem com o vosso corpo, pelo que haveis de vestir.” (Lc 12:22). Reze: “Comigo está o SENHOR, nada temo...” (Sl 117:6)

32º DIA – QUARTA-FEIRA
CRISTO disse: “Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível.” (Mt 17:20) “Disse o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá.” (Lc 17:6). A Bíblia fala da FÉ de modo absoluto, real e verdadeiro. A FÉ não é uma ilusão, nem uma metáfora. Ela é um fato absoluto! A FÉ é uma potência mental e espiritual que leva uma pessoa a dominar o corpo, o espaço, a matéria. Agora, converse com JESUS e peça a ELE que o ajude a ter mais FÉ e ELE o atenderá!
“Imediatamente exclamou o pai do menino: Creio! Vem em socorro à minha falta de fé!” (Mc 9:24). “Os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta-nos a fé!” (Lc 17:5)
Diga-lhe: Eu creio, SENHOR, mas aumenta a minha FÉ!


33º DIA – QUINTA-FEIRA
Ter fé não é fazer força para crer. É passar do esforço para a confiança. É mudar a base de sua vida, passando a basear-se em DEUS e não em você apenas. É ter confiança que, no tempo certo, a resposta vem. É confiar que DEUS não demora para responder, nem um minuto a mais que o necessário. “Mas, se tardar, espera-a, porque ela se realizará com toda a certeza e não falhará.” (Hab 2:3). Então, mentalize várias vezes hoje: "Confio e navego tranquilo no mar infinito de PAZ, que é DEUS.

34º DIA – SEXTA-FEIRA
Diz um ditado popular que devemos ver para depois crer. CRISTO nos ensina, porém, o contrário. ELE diz que devemos crer para ver. Isto é, se tivermos FÉ e sustentarmos na imaginação, na MENTE, a realização do que desejamos, brevemente este desejo se materializará. Assim basta crer, para depois, ver. O nosso CRISTO INTERNO, que é a “partícula divina em nós”, tem todas as qualidades de DEUS e todos os poderes para realizar os nossos desejos, desde que não sejam prejudiciais aos outros. Quanto ao PODER, quem tem FÉ, TUDO PODE – disse JESUS. “Disse-lhe Jesus: Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê.“ (Mc 9:23). Reze com muita FÉ: “DEUS É PAI. EU SOU DEUS, O FILHO, POIS ELE ME FEZ À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA. TENHO EM MIM O ESPÍRITO SANTO E CONSIGO REALIZAR TUDO O QUE DESEJO, VISUALIZO E CREIO. ESSE PODER ME VEM DE DEUS.

35º DIA – SÁBADO
A FÉ traz os acontecimentos do futuro para o presente. Mas, se DEUS demora em atender, é porque ELE tem um propósito: fazer endurecer mais nossa fibra espiritual através da espera. Suas demoras são sempre propositadas. “Mas, se tardar, espera-a, porque ela se realizará com toda a certeza e não falhará.” (Hab 2:3). Reze com FÉ:
DEUS nem sempre aparece na hora em que O esperamos, mas ELE nunca deixou de chegar a tempo!

OBS.: Fim da quinta semana. Você passou da metade deste programa. Agradeça a DEUS por isso e renove seu propósito de não interrompê-lo.

36º DIA – DOMINGO
Mantenha sempre a calma! A tensão impede o fluxo de força do pensamento. Seu cérebro não pode funcionar, eficientemente, debaixo de tensão nervosa. Enfrente, tranqüilamente, seus problemas. Não tente forçar uma resposta! Mantenha o espírito tranquilo que a solução de seus problemas aparecerá serenamente. Confie em DEUS! ELE é capaz de estabelecer a harmonia, a paz, a saúde, mesmo dentro da maior desarmonia. Sintonize sua mente, seus pensamentos em sua direção e você sentirá o seu PODER INFINITO! Repita várias vezes hoje: “Eu sou filho de DEUS e nada existe que deva ser temido!

37º DIA – SEGUNDA-FEIRA
A medicina tem progredido muito, mas ainda não descobriu nenhum remédio ou vacina para nos libertar de nossos próprios temores ou conflitos emotivos. Uma compreensão melhor de nosso íntimo e o desenvolvimento da FÉ em nosso espírito formam a combinação perfeita para um AUXÍLIO DIVINO e permanente a qualquer um de nós. Reze com FÉ: “Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria.” (2Tim 1:7)

38º DIA – TERÇA-FEIRA
Lembre-se de que as afirmativas divinas são verdadeiras leis. Lembre-se, também, de que as LEIS ESPIRITUAIS governam todas as coisas. DEUS disse através de CRISTO: Se tens FÉ, cumpre saberes que TUDO É POSSÍVEL àquele que crê. “Disse-lhe Jesus: Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê.” (Mc 9:23) Esta afirmativa é uma LEI DIVINA imutável.

39º DIA – QUARTA-FEIRA
Não faça somente pedidos quando orar. Afirme também que lhe estão sendo dadas muitas bênçãos e agradeça-as. Faça uma oração em intenção de alguém com quem não simpatiza ou que tenha lhe tratado mal. Perdoe, depois, esta pessoa. O ressentimento é barreira número um da força espiritual. Foi JESUS quem disse: “E quando vos puserdes de pé para orar, perdoai, se tiverdes algum ressentimento contra alguém, para que também vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe os vossos pecados.” (Mc 11:25). Afirme com FÉ muitas vezes hoje: “Perdoo tudo, perdoo a mim mesmo, perdoo o passado. ESTOU LIVRE! Acredito que TUDO já deu certo no PLANO DIVINO. Abençoo e agradeço a todas as pessoas que cruzaram o meu caminho e lhe agradeço, MEU PAI, pelas inúmeras bênçãos recebidas.

40º DIA – QUINTA-FEIRA
Manifeste sempre sua aquiescência em aceitar a VONTADE DE DEUS. Peça o que quiser, mas esteja pronto a aceitar o que DEUS lhe der. Talvez seja melhor do que aquilo que você pediu!... Como bom PAI, ELE sabe dar presentes a seus filhos e na hora certa! “Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.” (Mt 7:11). “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem.” (Lc 11:13). Mentalize: “DEUS nunca nos abandona. Quando ELE fecha uma porta, sempre abre uma janela!

41º DIA – SEXTA-FEIRA
700 anos a.C. um profeta israelita disse: “Não o soubeste? Não ouviste ainda que O ETERNO DEUS, O SENHOR, O CRIADOR de todas as coisas não desfalece, não cansa e nem dorme? A sua compreensão é poderosa. Ela dá força aos mais fracos e renova a resistência dos que buscam!” foi uma bela notícia, não acha? “Restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome.” (Sl 22:3) Então, peça a ELE: “SENHOR, restaura as forças da minha alma!

42º DIA – SÁBADO
Há um PODER SUPREMO e esse PODER pode fazer TUDO por você. Não tente vencer seus problemas sozinho! Recorra a ELE e usufrua o seu auxílio! Por que se desgastar, se pode recorrer a ELE? ELE sabe o que é melhor para você! Se o encaminhou para uma tarefa, para uma responsabilidade, para uma dificuldade que ultrapassa a sua capacidade, pode estar certo que ELE mesmo se encarregará de TUDO que está por resolver, no devido tempo, à sua maneira. Apresente-lhe, pois, seu problema e peça-lhe uma resposta específica. ELE lhe dará. “Não temais, não vos deixeis atemorizar... pois, a guerra não compete a vós, mas a Deus.” (2Cron 20:15)

OBS.: Fim da sexta semana deste programa. Agradeça a DEUS por isso e renove seu propósito de não interrompê-lo.

43º DIA – DOMINGO
DEUS criou esse imenso mundo maravilhoso e grandioso para que, entre outras coisas, você saiba que os seus pedidos são um grão de areia na imensidão do UNIVERSO. Portanto, peça, peça, peça... “Conhecerei agora, somente riqueza, saúde e perfeição porque assim é DEUS.

44º DIA – SEGUNDA-FEIRA
Somente a ORAÇÃO DA FÉ produz o milagre e alcança o que você deseja. A oração da fé não contém dúvida e não comporta nenhum talvez. Na ORAÇÃO DA FÉ você deixa para DEUS a resolução de todos os seus problemas. JESUS disse “Não temas; crê somente.” (Mc 5:36). Mentalize: “Coloco o dia de hoje, a minha vida, os meus entes queridos e meu trabalho nas mãos de DEUS. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de DEUS, de onde só pode advir o bem.

45º DIA – TERÇA-FEIRA
Vá hoje um pouco além da FÉ: ponha em prática a ideia da presença de DEUS. Creia sempre que DEUS é tão real e presente como qualquer pessoa que convive com você. Creia que as soluções que ELE apresenta para seus problemas não têm erros. Creia que você será guiado em suas ações em conformidade com a verdade, no resultado certo. Como dizia o sábio Salomão: “Como imaginou na sua alma, assim será!

46º DIA – QUARTA-FEIRA
Quando você pede e acredita que pelo fato de pedir vai alcançar, isto é FÉ. E a FÉ é a FORÇA TODO-PODEROSA que tudo alcança. Reze com muita FÉ: “Sei que vou conseguir o que desejo, sei que vou vencer todas as dificuldades, sei que possuo em mim todas as forças criadoras para enfrentar qualquer situação, pairar acima de qualquer derrota, resolver todos os problemas que por acaso haja em minha vida. Estas forças me vêm de DEUS.

47º DIA – QUINTA-FEIRA
Aprenda hoje um fato importante: seja qual for a situação que estiver enfrentando, não fique tenso, relaxe os nervos, mantenha-se calmo, assuma uma atitude amiga, tenha FÉ e dê de si o melhor. Apodere-se assim da PAZ DE CRISTO. ELE mesmo disse: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!“ (Jo 14:27). Mentalize: “A paz que reina no UNIVERSO penetra em todo o meu ser. Eu sou um ser de PAZ!

48º DIA – SEXTA-FEIRA
JESUS acena àqueles que estão cansados, ansiosos, preocupados. ELE diz: “não vos preocupeis” (Mt 6:25). “não andeis preocupados” (Lc 12:22). Portanto, fique tranquilo! Não se deixe envolver pelo medo, pela ansiedade, pelas preocupações. DEUS é nosso PAI. Em qualquer ocasião que O chamarmos, ELE nos atenderá. Neste exato momento, ELE está agindo sobre o coração do seu problema! ELE diz ainda: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.” (Mt 11:28-29). Dirija-se a ELE hoje. Mentalize: “Transfiro para o meu CRISTO INTERNO todas as minhas preocupações, permanecendo sereno e tranquilo, certo de que ELE tem as soluções para todos os problemas.

49º DIA – SÁBADO
Se você tem alguma preocupação, o remédio mais acertado para ela é o conforto salutar que advém da FÉ em DEUS. Inegavelmente, a receita básica para a sua preocupação é entregar-se confiantemente a DEUS e desabafar-lhe o que lhe oprime o coração. ELE há de drená-la do seu espírito e a fará desaparecer completamente. “Lançai sobre ELE toda vossa ansiedade porque ELE sempre cuida de vós.” Agora, reze: “Ó meu DEUS que habita no profundo da minha alma, ó FORÇA INFINITA, manifeste-se! Abri o caminho para a realização do meu desejo, em nome de Jesus!

OBS.: Fim da sétima semana deste programa. Agradeça a DEUS por isso e renove seu propósito de não interrompê-lo.

50º DIA – DOMINGO
Um famoso trapezista estava tentando encorajar um aluno a fazer acrobacias no alto de um trapézio de um circo, mas o rapaz não conseguia, pois o medo de cair não o deixava. Foi, então, que o professor lhe disse uma das mais extraordinárias frases desta vida: “Rapaz, lance seu coração sobre a barra que seu corpo acompanhará.” O coração é o símbolo da atividade criadora. Lance o seu coração sobre a barra, quer dizer, lance a FÉ sobre as dificuldades. Em outras palavras, lance a essência espiritual de seu ser sobre os obstáculos, que sua parte material o acompanhará! Então você há de ver que os obstáculos não tinham tanta resistência assim. “SOU FILHO DE DEUS! SEMPRE VENÇO NA VIDA!

51º DIA – SEGUNDA-FEIRA
De duas coisas hoje você pode estar certo: 1º) Qualquer experiência que nos torture a alma traz consigo a oportunidade de crescermos com ela. 2º) A maior parte dos transtornos desta vida está dentro de nós mesmos. Felizmente, a solução para eles também está ali, pois DEUS habita dentro de nós. JESUS disse: “Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.” (Mt 6:6). Como entender isto? Significa que, quando for rezar, entre em seu interior, desligue-se de todo o exterior e converse com o PAI. Sinta-se em harmonia com o CRIADOR! E o PAI que está dentro de você o atenderá! JESUS disse também: “...o REINO DE DEUS já está no meio de vós.” (Lc 17:21). Isto é, não fique à procura de um DEUS distante, ausente, fora de seu alcance! ELE está bem perto de você! Está no íntimo de cada um, pronto para se manifestar em toda Sua plenitude! Mentalize: “A FORÇA que existe em mim vem de uma FONTE ETERNA E INESGOTÁVEL: DEUS!

52º DIA – TERÇA-FEIRA
Apodere-se de otimismo que é o pensamento positivo iluminado. Quando nossa mente está cheia de otimismo, nossas forças naturais recriadoras são estimuladas por DEUS. O otimismo tem seus alicerces firmados na FÉ, na expectativa e na esperança, confiante de que existe uma solução certa para todos os problemas. Confie em DEUS! Acredite! No PLANO DIVINO TUDO já deu certo e TUDO acontece num ritmo perfeito! DEUS sempre esteve certo! Nunca se adianta... Nunca se atrasa! Chega sempre na hora certa! O último minuto é sempre DELE... Agora, reze: “Eu te agradeço, MEU PAI, pois sei que tens todas as soluções para as inquietações do dia-a-dia. Amém!

53º DIA – QUARTA-FEIRA
Afinal, ter problemas não é tão desesperador assim. Desesperador é não ter coragem de lutar contra eles. Homens fortes, homens criadores que realizaram grandes obras, acham que os problemas são para a mente, como os exercícios são para os músculos: desenvolvem nela a resistência necessária a uma vida construtiva e feliz. Agradeça a DEUS pelos problemas que você conseguiu vencer com sua coragem e determinação. Mentalize: “Em qualquer circunstância, mantenho-me calmo, tranquilo, sereno, pois sei que DEUS tem a solução para todos os problemas. Obrigado, MEU DEUS!

54º DIA – QUINTA-FEIRA
Não fique preso às desilusões do passado. Não permita que elas entristeçam o presente, nem atrapalhem o futuro. Não deixe jamais que a mágoa ou o ressentimento o perturbe. Procure manter-se calmo, tranquilo para ouvir a voz de DEUS dentro de você. Só assim poderá superar todas as dificuldades que aparecerem em seu caminho e há de descobrir a verdade que existe em todas as coisas e em todas as pessoas. Diga como um célebre filósofo: “Sinto-me perdoado pelo passado e curado de todos os males. Não vou me preocupar com ele! Vou pensar apenas no futuro maravilhoso que DEUS reservou para mim, pois é nele que pretendo passar o resto de minha vida.

55º DIA – SEXTA-FEIRA
Se pretende que suas energias sejam renovadas diariamente, deve saber o seguinte: toda energia nova procederá realmente da vitalidade espiritual que receberá, quando entregar sua vida a DEUS. Quando aprender a viver na companhia de DEUS e a falar com ELE de maneira natural e espontânea. Em tais circunstâncias, a ORAÇÃO tem mostrado ser a mais poderosa força reativadora do estímulo e da renovação das energias. DEUS está sempre agindo em seu favor! Agradeça a ELE e repita muitas vezes hoje: “Estou mergulhado em DEUS. ELE aquieta meu coração, melhora minha saúde, refaz minhas energias!

56º DIA – SÁBADO
Muita gente que não tinha o costume de orar, passou a fazê-lo porque descobriu que a ORAÇÃO não é exercício místico, visionário e piegas. Esta gente descobriu que a ORAÇÃO pode ser um método prático e científico para estimular a mente e a capacidade criadora. Ela é o caminho que nos aproxima do DEUS DO UNIVERSO. É o meio pelo qual o filho de DEUS se comunica espiritualmente com o PAI. Realmente a ORAÇÃO desobstrui o canal espiritual que liga o nosso espírito ao ESPÍRITO DE DEUS. Sua graça, então, pode fluir livremente para nós. Reze com FÉ: “TENHO PAZ. Manifesto na minha vida a GLÓRIA DE DEUS. As coisas que faço, e faço tudo muito bem feito – é DEUS se expressando através de mim.

57º DIA – DOMINGO
De uma coisa pode ter certeza: ninguém conseguirá realizar o que deseja, se não orar. Jamais aumentará sua FÉ, se não desenvolvê-la e exercitá-la através da ORAÇÃO. Oração, paciência e fé são os três fatores primordiais de uma vida vitoriosa. Você conseguiu o que deseja! DEUS ouviu suas preces. Reze: “Estou em PAZ! Na MENTE DIVINA, TUDO já foi resolvido. Obrigado, MEU DEUS!

58º DIA – SEGUNDA-FEIRA
Disse DEUS por intermédio de um profeta: “Buscar-me-eis e me achareis no dia em que me buscardes de todo o coração.” Isto é tão real e verdadeiro quanto a presença do sol na Terra. DEUS impulsionou as forças que impulsionaram a concretização de seus pedidos! “DEUS sempre abre um caminho onde não existe caminho.

59º DIA – TERÇA-FEIRA
Conquistar a DEUS não se faz às pressas. Permanecer muito tempo com ELE é o segredo de conhecê-lo e fortalecer-se n’ELE. DEUS cede à persistência de uma FÉ que não se cansa. Cede as suas mais ricas graças àqueles que provam seu desejo por elas, através da constância de suas orações. Reze com FÉ: “Tudo posso n’AQUELE que me conforta.” (Fl 4:13).

60º DIA – QUARTA-FEIRA
Não se preocupe em pensar que está importunando a DEUS com seus pedidos constantes. A importunação é a essência da ORAÇÃO eficiente. lmportunação não significa repetição incoerente, mas é um trabalho sustentado diante de DEUS, com o esforço. O poder da fé faz maravilhas! CRISTO mesmo nos disse: “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço.” (Jo 14:12)

61º DIA – QUINTA-FEIRA
A ORAÇÃO da inteligência traz sabedoria, alarga e fortalece a mente. O pensamento não é só iluminado na ORAÇÃO, mas o pensamento criador nasce na ORAÇÃO. Podemos aprender a criar muito mais depois de dez minutos de oração do que em muitas horas de escola. Você pediu, DEUS lhe deu. Você buscou. DEUS o fez encontrar. Foi JESUS mesmo quem disse: “E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei.” (Jo 14:13-14)

62º DIA – SEXTA-FEIRA
DEUS tudo faz por nós em resposta às nossas orações. Todas as pessoas que conseguiram realizar na vida coisas consideradas extraordinárias são unânimes em afirmar que colocaram a ORAÇÃO em primeiro lugar em seus esforços, que deram ênfase à ORAÇÃO, que se entregaram a ela tomando-a uma verdadeira tarefa. Sujeitaram-se a ela, dando-lhe fervor, urgência, perseverança e tempo. “Se creres, verás a glória de Deus.” (Jo 11:40)

63º DIA - SÁBADO
Em qualquer situação da vida, orar é a maior coisa que podemos fazer e, para fazer bem, deve haver quietude, tempo e deliberação. Deve haver também em nós o desejo de vencer os obstáculos através da ORAÇÃO. “O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam.” Lembre-se das palavras de JESUS: “Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê.” (Mc 9:23)

DEUS É SABEDORIA INFINITA! ELE sabe o que é melhor para nós. É ELE quem pergunta: “Por que vos preocupeis?” “Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes?” (Mt 6:25)
“Jesus voltou-se então para seus discípulos: Portanto vos digo: não andeis preocupados com a vossa vida, pelo que haveis de comer; nem com o vosso corpo, pelo que haveis de vestir.” (Lc 12:22)

CONCLUSÃO: Você acaba de cumprir um poderoso PROGRAMA ESPIRITUAL. Recebeu de DEUS, por intermédio dele, a graça que pediu e muitas outras que não pediu. Percebeu e constatou que as afirmativas aqui registradas são cheias de PODER. Acredita agora que a FORÇA que criou o UNIVERSO continua criando inúmeras coisas e criou também as possibilidades para que seu pedido se materializasse. Agora, você sabe que as orações e as afirmativas positivas liberam as forças por intermédio das quais se conseguem os resultados. Não abandone estes hábitos agora! Reconheça: Você ainda tem muito para receber!...

GRAÇAS VOS DOU, MEU PAI, POR TANTAS GRAÇAS RECEBIDAS.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Natal de Amor



Se vieres, Jesus, de novo, agora
Para a celebração do teu Natal,
Não nos deixe falar de cousas tristes,
Queremos recordar tão-somente que existes
Para o amor imortal.

Desejamos contar-te, Amado Amigo,
Ao clarão que teu nome nos descerra,
Que o teu aniversário é cada vez mais lindo
E que há muitos irmãos sonhando e construindo
O teu reino na Terra.

Hoje, os barcos singelos que aceitaste,
A fim de entretecer a fé que nos conduz,
São templos relembrando em toda parte
Nosso dever de honrar-te
Em lições de bondade e cânticos de luz.

Os vales para enfermos de outros tempos,
Na imensa provação que nos dói na lembrança,
Aos teus ensinos regeneradores,
Hoje, são hospitais plantados entre flores,
Refúgios de conforto e lares de esperança.

Toda a desolação que viste, de altos montes,
Por sombras de doença, pranto e dor,
Vai desaparecendo dia-a-dia,
Ao sol do teu amparo que irradia
Alvoradas de amor.

O progresso caminha, povo a povo,
A ciência do mundo alteia a voz,
Erros, temos ainda... mas sabemos
Que precisamos dos teus dons supremos
Para que a paz esteja sobre nós.

Ouve, Jesus!... Na exaltação da vida,
Cantamos nos louvores sempre teus:
- “Glória a Deus nas Alturas,
E paz na Terra a todas as criaturas,
Ante a bênção de Deus.”

Maria Dolores
Do livro Os Dois Maiores Amores (Chico Xavier)

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cristo Rei Menino [Ir. Lenice]



SOLENIDADE DE CRISTO REI (Domingo, 22/11/2009)
Irmã Lenice Echamendi – Comunidade Sto. Agostinho de Mapinhane
Moçambique


Neste domingo, a Igreja celebra a solenidade de Cristo Rei e, assim, encerra o Ano Litúrgico.
Por que encerrar o ano litúrgico, reconhecendo Cristo como Rei? Rei de quem? Quem são verdadeiramente os súditos desse Rei?
O conceito de rei designa aquele que exerce poder absoluto e o conceito de súdito designa aquele que obedece.
Mas será que Jesus Cristo, sendo Rei, exerce poder absoluto sobre nós? Acredito que não, pois Ele nos dá liberdade de reflexão e decisão. Não somos meros súditos, mas colaboradores do nosso Rei. Para reconhecermos Cristo, como Rei de nossa vida, é necessário primeiro deixá-lo reinar, deixar que Ele seja o Absoluto e não o último, ao qual recorremos para que nos ajude a sair dos problemas, que buscamos por conta da nossa liberdade mal administrada.
Como ser um súdito? Penso que a resposta está na dinâmica apresentada no ano litúrgico. Se a Igreja encerra o ano litúrgico, declarando Jesus Cristo como Rei, é natural que também o inicie igualmente, pois o primeiro domingo do advento (início do ano litúrgico) nos insere na preparação para o nascimento, o surgimento do Rei menino, rei não somente do povo judeu, mas de todo o universo. Jesus vem nos ensinar que um grande reinado começa na pequenez e na simplicidade de uma criança. E quem são os seus súditos, que se dobram aos seus pés para adorá-lo, senão os grandes reis sábios do seu tempo, os humildes pastores, os seus pais e até os animais? Aquele estábulo sagrado teria mesmo o aspecto de um rico palácio?
O nascimento do Rei menino é uma troca sagrada: o Rei menino que vai aprendendo com o humano a exercer o seu reinado e o humano aprendendo com o Rei a ser verdadeiramente humano. Para ser rei (grande) faz-se necessário ser servo (o menor entre todos). Celebrar a majestade de Jesus é celebrar a nossa servidão, não no sentido de escravidão, pois o escravo é cativo, mas como servos livres.
Só podemos declarar Jesus como nosso Rei, se realmente nos comportarmos como súditos, como servos fiéis.
Que a festa de Cristo Rei nos ajude a iniciar um novo ano litúrgico, reconhecendo e fazendo de Jesus o Rei soberano de nossa vida.
Se existem um rei e os seus súditos, também existe um reino. Qual é e onde está o Reino de Deus tão anunciado por Jesus? Reino este que se deixa levedar como o fermento e florescer frondosamente como a semente de mostarda?
Estamos já a viver nesse Reino ou ainda sonhamos com o reino encantado fruto da nossa imaginação? O Reino de Deus está presente entre nós, está aí no meio da diversidade de reinados: o da destruição, dominação, desigualdades... e nós, às vezes, nos perdemos, querendo servir a um e a outro, servir a dois ou mais senhores. O “Reino de Deus” é uma das entidades teológicas designadas como “já e ainda não”.
O advento traz consigo o espírito do Natal: solidariedade, gratuidade, reconciliação, partilha, reconhecimento, expressões de alegria, fé e amizade. E o que são todas essas expressões senão valores do Reino? Em outras palavras, são o grande tesouro que escondemos dentro de nós durante quase todo o ano, e como o despontar da primavera deixamos florescer especialmente no natal. Por que não viver esse espírito todo o ano e em todas nossas atitudes?
O Reino de Deus já está entre nós, mas ainda não estamos preparados para vivenciá-lo plenamente. Fiquemos, portanto, com a mensagem central do advento:

“Eis que vem o nosso Rei, Cristo Senhor,
que João anunciou como
o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.


VIVA O REI DO UNIVERSO!!!
VIVA O REI MENINO!!!
VIVA O REINO DE DEUS!!!


[imagem reflejosdeluz.net]

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Programa de paz

André Luis

Cumprir o próprio dever. Ninguém tranquiliza ninguém, sem trazer a consciência tranquila. Usar boas palavras e bons modos.
Qualquer viajante da estrada sabe afastar-se do pé de laranja azeda. Desconhecer ofensas.
A vida não constrange criatura alguma a passar recibo numa serpente para atormentar-se com ela. Auxiliar indistintamente.
Se a fonte escolhesse os elementos a que prestar benefício, decerto que a Terra seria, francamente, um planeta inabitável. Não censurar.
A crítica nos traça a obrigação de fazer melhor do que aqueles que nós reprovamos. Abençoar sempre.
Qualquer trato de solo agradece o adubo que se lhe dê. Jamais vingar-se.
Pessoa alguma consegue ajudar a um doente, fazendo-se mais doente ainda. Amar os inimigos.
A obra-prima de escultura nasce no sonho do artista que a concebe, mas não dispensa o concurso do buril que lhe dá forma. Não se lastimar por fracasso do caminho.
O Sol, em cada hemisfério do mundo, começa a trabalhar de novo diariamente. Saber cooperar, a fim de receber cooperação.
O próprio Cristo não consegue sozinho realizar a obra de redenção da Humanidade e, em iniciando o seu apostolado na Terra, procurou doze companheiros que lhe serviram de base à divina missão.

[imagem da web]

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Historinha chinesa



Uma velha senhora chinesa possuía dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara que ela carregava nas costas. Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. Este último estava sempre cheio de água ao fim da longa caminhada da torrente até a casa, enquanto aquele rachado chegava meio vazio.
Por longo tempo a coisa foi em frente assim, com a senhora que chegava em casa com somente um vaso e meio de água.
Naturalmente o vaso perfeito era muito orgulhoso do próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir fazer só a metade daquilo que deveria fazer.
Depois de dois anos refletindo sobre a própria amarga derrota, falou com a senhora durante o caminho:
- Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que eu tenho me faz perder metade da água durante o caminho até a sua casa...
A velhinha sorriu:
- Você reparou que lindas flores tem somente do teu lado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de flores na beira da estrada do teu lado e todo dia, enquanto a gente voltava, tu as regavas. Por dois anos pude recolher aquelas belíssimas flores para enfeitar a mesa. Se tu não fosses como és, eu não teria tido aquelas maravilhas na minha casa.

Cada um de nós tem o próprio específico defeito. Mas o defeito que cada um de nós tem é que faz com que nossa convivência seja interessante e gratificante. É preciso aceitar cada um pelo que é e descobrir o que tem de bom nele. Portanto, meus 'defeituosos' amigos, tenham um bom dia e lembrem de regar as flores do vosso lado do caminho...

[imagem da web]

domingo, 22 de novembro de 2009

Cristo Rei



Cristo Rei (Jo 18,33b-37)
A solenidade de hoje nos remete ao grande título que os cristãos deram a Jesus após sua ressurreição. Cristo se torna, na visão do apóstolo Paulo, o Senhor e o Rei do Universo. Pilatos interroga Jesus para conhecer suas pretensões políticas e ufanistas. No entanto, Jesus lhe assegura que, mesmo sendo rei, não pretende governar o mundo com as normas e armas e o poder terreno, mas afirma que seu Reino não pertence a este mundo e que seu trono é a cruz de onde ele governa, julga, abençoa e santifica a humanidade. Para ser aclamado rei, Jesus passou pela humilhação da coroa de espinhos e do cetro de cana que carregava nas mãos. Ser rei a anunciar a verdade que liberta é assumir as dores dos súditos e garantir-lhes a liberdade e a paz. O verdadeiro rei e governante tem as características do verdadeiro pastor!

Pe. Hewaldo Trevisan
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus


[imagem da web]

sábado, 21 de novembro de 2009

VEM, ESPÍRITO SANTO, INUNDA-NOS!



Espírito do Pai vivifica-nos!
Espírito do Filho, salva-nos!
Amor Eterno abrasa-nos.
Com Teu fogo inflama-nos;
Com Tua luz, ilumina-nos.
Fonte viva, sacia-nos;
De nossos pecados, purifica-nos.
Por Tua unção, robustece-nos.
Com Teu consolo, recria-nos.
Com Tua graça, guia-nos
E protege-nos com Teus Anjos.
Não consintas jamais separar-nos de Ti.
E ouve nossa oração, Deus Espírito Santo.
Toca-nos com Teu dedo
E infunde-nos as torrentes de virtudes.
Fortalece-nos com Teus dons, deleita-nos com Teus frutos.
Guarda-nos do inimigo mau, unge-nos para o combate derradeiro, ampara-nos na hora da morte.
Chama-nos, então, para junto de Ti, para louvar toda eternidade, o Pai, o Filho e a Ti, com todos os Santos e com Maria, Virgem e Mãe, ó Doce Consolador. Amém!

[imagem reflejosdeluz.net]

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Salmo do Rei Davi 29, 1-13



Eu vos exaltarei, Senhor, porque me livrastes, não permitistes que exultassem sobre mim meus inimigos.
Senhor, meu Deus, clamei a vós e fui curado.
Senhor, minha alma foi tirada por vós da habitação dos mortos; dentre os que descem para o túmulo, vós me salvastes.
Ó vós, fiéis do Senhor, cantai sua glória, dai graças ao seu santo nome.
Porque a sua indignação dura apenas um momento, enquanto sua benevolência é para toda a vida. Pela tarde, vem o pranto, mas, de manhã, volta a alegria.
Eu, porém, disse, seguro de mim: Não serei jamais abalado.
Senhor, foi por favor que me destes honra e poder, mas quando escondestes vossa face fiquei aterrado.
A vós, Senhor, eu clamo, e imploro a misericórdia de meu Deus.
Que proveito vos resultará de retomar-me a vida, de minha descida ao túmulo? Porventura vos louvará o meu pó? Apregoará ele a vossa fidelidade?
Ouvi-me, Senhor, e tende piedade de mim; Senhor, vinde em minha ajuda.
Vós convertestes o meu pranto em prazer, tirastes minhas vestes de penitência e me cingistes de alegria.
Assim, minha alma vos louvará sem calar jamais. Senhor, meu Deus, eu vos bendirei eternamente.

[imagem da web]

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Crises



"Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi?... Pai, salva-me desta hora... Mas é exatamente para isso que vim a esta hora." (Jo, 12;27.)

A lição de Jesus, neste passo do Evangelho, é das mais expressivas.
Ia o Mestre provar o abandono dos entes amados, a ingratidão de beneficiários da véspera, a ironia da multidão, o apodo na via pública, o suplício e a cruz, mas sabia que ali se encontrava para isto, consoante os desígnios do Eterno.
Pede a proteção do Pai e submete-se na condição de filho fiel.
Examina a gravidade da hora em curso, todavia reconhece a necessidade do testemunho.
E todas as vidas na Terra experimentarão os mesmos trâmites na escala infinita das experiências necessárias.
Todos os seres e coisas se preparam, considerando as crises que virão. É a crise que decide o futuro.
A terra aguarda a charrua.
O minério será remetido ao cadinho.
A árvore sofrerá a poda.
O verme será submetido à luz solar.
A ave defrontará com a tormenta.
A ovelha esperará a tosquia.
O homem será conduzido à luta.
O cristão conhecerá testemunhos sucessivos.
É por isso que vemos, no serviço divino do Mestre, a crise da cruz que se fez acompanhar pela bênção eterna da Ressurreição.
Quando pois te encontrares em luta imensa, recorda que o Senhor te conduziu a semelhante posição de sacrifício, considerando a probabilidade de tua exaltação, e não te esqueças de que toda crise é fonte sublime de espírito renovador para os que sabem ter esperança.
Emmanuel/Chico Xavier

[imagem da web]

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Atitude é tudo

Uma mulher acordou uma manhã após a quimioterapia, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça.
- Bom (ela disse), acho que vou trançar meus cabelos hoje.
Assim ela fez e teve um dia maravilhoso. No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça.
- Hummm (ela disse), acho que vou repartir meu cabelo no meio hoje.
Assim ela fez e teve um dia magnífico. No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.
- Bem (ela disse), hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo.
Assim ela fez e teve um dia divertido. No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça.
- Yeeesss... (ela exclamou), hoje não tenho que pentear meu cabelo.

ATITUDE É TUDO!
Seja mais humano e agradável com as pessoas.
Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha.
Viva com simplicidade.
Ame generosamente.
Cuide-se intensamente.
Fale com gentileza.
Preocupe-se em agradecer pelo que você é, e por tudo o que tem!
Hoje e sempre.


[fonte e imagem da web]

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Oração de uma jovem mãe



Tempo não há Senhor, para me ajoelhar.
No entanto, preciso e quero estar unida a vós.
Preciso renovar incessantemente as minhas forças e quero que meus trabalhos se tornem louvores.
Por isso, compus este salmo singelo:
Sono interrompido,
bendizei ao Senhor!
Mamadeiras e banhos,
bendizei ao Senhor!
Sopinhas e teimosia de não comer!
Bendizei ao Senhor!
Falta de babá,
bendizei ao Senhor!
Travessuras e brigas,
bendizei ao Senhor!
Sorrisos e encantos,
bendizei ao Senhor!
Sim, bendigo ao Senhor pelos problemas dos meus dias:
Pela renúncia que exigem, pelas alegrias que me dão.
Bendigo ao Senhor pelo filho que trago nos braços, e por aquele que promete vir...
É um salmo singelo, meu Deus, mas se tempo não tenho para melhor rezar, seja este o meu ato de amor:
Cada instante de meu dia... Bendizei ao Senhor!

(desconheço a autoria)

[imagem da web]

domingo, 15 de novembro de 2009

Animais no altar



No quadro chamado "Nossa Senhora do Veludo", de Lippo Dalmasio (+ 1410), na Basílica de São Domingos, em Bolonha (Itália), Nossa Senhora olha com imensa ternura o rosto do Menino, que lhe retribui o olhar com graça infantil. O Menino segura, sem muito jeito, na mão esquerda um passarinho, que está comendo a espiga de trigo, que o Menino segura com a mão direita. O passarinho é uma evidente alusão ao cristão que se alimenta da Eucaristia (espiga de trigo), oferecida gratuitamente pelo Senhor. O mesmo significado tem o passarinho, quando está bicando um cacho de uvas maduras (vinho / sangue). O mesmo sentido (Jesus e os cristãos) têm o passarinho ou passarinhos quando, sentado no chão, aos olhos de Maria, o Menino brinca com eles.

Frei Clarêncio Neotti, OFM - RJ
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus


[imagem da web]

sábado, 14 de novembro de 2009

O Palácio Maravilhoso



Conta-se que certa vez, um rei do Iêmen, chamado Hiamir, chamou um dos seus ministros e disse-lhe:
"Quero fazer longa viagem a Tiapur, uma região longínqua, pobre e triste, árida e sem conforto. Determino que vá antes de mim, e logo que lá chegar, mande que seja construído um magnífico palácio, com largas varandas de marfins e pátios floridos. Nesse palácio ficarei hospedado durante uma temporada, com tranqüilidade e conforto."
O Vizir respondeu humildemente:
"Escuto e obedeço, ó rei."
Dias depois o Vizir partiu, em uma caravana com numerosos camelos carregados de ouro.
Ao chegar à cidade o Vizir ficou desolado com o estado de abandono em que se achava o povo. Encontrou pelas estradas crianças famintas e centenas de infelizes, morrendo de inanição. Os quadros de miséria e sofrimento que se desenrolavam, a cada passo e a todo instante, torturavam o coração do poderoso ministro.
Ele trouxera mais de trinta mil dinares, que deveriam ser gastos na construção de um grandioso palácio! Que fez o Vizir?
Levado por um impulso irresistível, em vez de executar a ordem do rei, resolveu gastar o dinheiro que trazia, beneficiando a infeliz população. Mandou construir abrigos para os desamparados. Distribuiu mantimentos entre os mais necessitados. Determinou que todos os enfermos fossem, sem demora, medicados e forneceu pão aos que padeciam fome.
Ao fim de alguns meses, notava-se uma transformação completa da cidade. Os homens haviam voltado ao trabalho e por toda a parte reinava a alegria. As crianças brincavam nos pátios e as mulheres cantavam nas portas das tendas. E do palácio maravilhoso, encomendado pelo rei, nada existia...
Quando o rei Hiamir chegou a Tiapur foi recebido por uma grande manifestação de júbilo da população.
"Sinto-me feliz" - confessou o monarca - "por saber que sou sinceramente estimado pelos meus súditos. Mas onde está o palácio de Tiapur?" Perguntou.
"Antes de falar do palácio, ó rei, tenho um pedido a lhe fazer." Disse-lhe o Vizir. "Segundo as leis, aquele que o desobedecer, praticando um abuso de confiança, deve ser condenado à morte. Pois, houve, ó rei, um homem de sua confiança que praticou tal delito. Espera-se que seja determinada a execução do culpado sem demora." Disse o Vizir serenamente.
"Quem é o acusado?" Questionou o rei.
"O criminoso sou eu." Disse o Vizir sem hesitar.
E sem ocultar a menor parcela da verdade, o Vizir descreveu a miséria em que se encontrava o povo. Por fim, confessou que, penalizado diante de tanto sofrimento, em vez de construir o palácio real, resolveu gastar os recursos que lhe foram confiados para mudar a triste sorte da população.
"Não cumpri a ordem recebida, por isso aguardo o castigo de que me fiz merecedor." Concluiu.
"Levante-se, meu amigo." Ordenou emocionado o rei. "Vejo que seu trabalho é responsável pela edificação do mais belo dos palácios que já conheci. Vejo as torres cintilantes nas fisionomias alegres das crianças; admiro as largas varandas de marfim no sorriso radiante dos meus súditos; reconheço os pátios floridos no olhar de gratidão das mães felizes. Como é majestoso e belo, ó Vizir, o palácio que a sua bondade fez se erguer nas terras de Tiapur."
...............
Cada um é responsável pela destinação que der à riqueza que lhe for confiada, seja ela representada por recursos materiais ou por aptidões profissionais. Cada qual, pelo uso de seus próprios talentos, é capaz de alterar o mundo, distribuindo alegrias ou acumulando dores.

Fonte: web
Imagem: Tarsila do Amaral

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Três atitudes



Você se considera uma pessoa egoísta, orgulhosa, ou é alguém que sempre busca praticar o bem? Talvez a resposta para essa pergunta não seja tão fácil assim, por isso vamos fazer uma análise dessas três atitudes considerando alguns quadros e circunstâncias da vida diária:

Na sociedade:
O egoísmo faz o que quer.
O orgulho faz como quer.
O bem faz o que pode, acima das próprias obrigações.

No trabalho:
O egoísmo explora o que acha.
O orgulho oprime o que vê.
O bem produz incessantemente.

Na equipe:
O egoísmo atrai para si.
O orgulho pensa em si.
O bem serve a todos.

Na amizade:
O egoísmo utiliza as situações.
O orgulho clama por privilégios.
O bem renuncia ao próprio bem.

Na fé:
O egoísmo aparenta.
O orgulho reclama.
O bem ouve.

Na responsabilidade:
O egoísmo foge.
O orgulho tiraniza.
O bem colabora.

Na dor alheia:
O egoísmo esquece.
O orgulho condena.
O bem ampara.

No estudo:
O egoísmo finge que sabe.
O orgulho não busca saber.
O bem aprende sempre, para realizar o melhor.

Considerando essas três atitudes, você poderá avaliar qual é a que mais se destaca nas suas ações diárias. Fazendo essa análise você poderá responder se é uma pessoa egoísta, orgulhosa ou que age de acordo com o bem. Com a avaliação em mãos, considere o seguinte:
O egoísmo e o orgulho são dois corredores sombrios que conduzem ao vício, à delinquência, à desgraça.
O bem é ampla e iluminada avenida que nos leva à conquista das virtudes sublimes e à felicidade suprema que tanto desejamos.
Mas para isso não basta apenas admirar o bem ou divulgá-lo; é preciso, acima de tudo, praticá-lo com todas as forças da alma.
E a decisão entre uma atitude e outra, cabe exclusivamente a cada um de nós.
Não esqueça de que o bem que se faz é o único trabalho que faz bem, e esse serviço em favor dos outros é a caridade única em favor de nós mesmos.
O bem é a alavanca capaz de libertar o homem dos vícios e elevá-lo aos altos planos da harmonia consigo mesmo e com o mundo que o rodeia.
Assim, a prática do bem é e sempre será nossa melhor atitude.

Outros autores - Fonte: mensagem Três Atitudes

[imagem da web]

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pedido de socorro e de justiça



Salmo 27
(Heb. 28)
De Davi.
É para vós, Senhor, que ergo meu clamor. Ó meu apoio, não fiqueis surdo à minha voz; não suceda que, vós não me ouvindo, eu me vá unir aos que desceram para o túmulo.
Ouvi a voz de minha súplica quando clamo, quando levanto as mãos para o vosso templo santo.
Não me deixeis perecer com os pecadores e com os que praticam a iniquidade, que dizem ao próximo palavras de paz, mas guardam a maldade no coração.
Tratai-os de acordo com as suas ações, e conforme a malícia de seus crimes. Retribuí-lhes segundo a obra de suas mãos; dai-lhes o que merecem,
pois não atendem às ações do Senhor nem às obras de suas mãos. Que Ele os abata e não os levante.
Bendito seja o Senhor, que ouviu a voz de minha súplica; nele confiou meu coração e fui socorrido.
O Senhor é a minha força e o meu escudo! Por isso meu coração exulta e o louvo com meu cântico.
O Senhor é a força do seu povo, uma fortaleza de salvação para o que lhe é consagrado.
Salvai, Senhor, vosso povo e abençoai a vossa herança; sede seu pastor, levai-o nos braços eternamente.

[imagem reflejosdeluz.net]

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Oração da noite [3]



Salmo 4, 2-9

Quando vos invoco, respondei-me, ó Deus de minha justiça, vós que na hora da angústia me reconfortastes. Tende piedade de mim e ouvi minha oração.
Ó poderosos, até quando tereis o coração endurecido, no amor das vaidades e na busca da mentira?
O Senhor escolheu como eleito uma pessoa admirável, o Senhor me ouviu quando o invoquei.
Tremei, mas sem pecar; refleti em vossos corações, quando estiverdes em vossos leitos, e calai.
Oferecei vossos sacrifícios com sinceridade e esperai no Senhor.
Dizem muitos: Quem nos fará ver a felicidade? Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz de vossa face.
Pusestes em meu coração mais alegria do que quando abundam o trigo e o vinho.
Apenas me deito, logo adormeço em paz, porque a segurança de meu repouso vem de vós só, Senhor.

[imagem da web]

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cada Um



Cada um dá o que pensa.
Cada um cede o que tem.
Cada um encontra o que procura.
Cada um recolhe o que semeia.
Cada um aprende o que estuda.
Cada um dispõe do que entesoura.
Cada um permanece onde se coloca.
Cada um realiza o que imagina.
Cada um mentaliza o que sente.
Cada um faz o que deseja.
Cada um recebe conforme pede.
Cada um se mostra finalmente por fora como age por dentro.
Cada espírito é um mundo por si.
Cada coração é continente diverso da vida infinita.
Cada propósito é uma força.
Cada anseio é uma oração.
Cada atitude é uma causa.
Cada resolução é um movimento.
Cada existência é um livro original.
Cada gesto é uma semente que produz sempre, segundo a natureza que lhe é própria.
Guardemos, assim, a nossa bússola imantada em Jesus, na grande viagem da evolução, de vez que, de acordo com a Sabedoria Divina, "cada qual receberá do Universo, do mundo e das criaturas, de conformidade com as próprias obras".

André Luis

[imagem da web]

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Alfinete e a Agulha



Conta-nos uma antiga parábola que, certo dia, um alfinete e uma agulha encontraram-se numa cesta de costuras. Estando os dois desocupados, começaram a discutir, porque cada um se considerava melhor e mais importante do que o outro:
- Afinal, qual é mesmo a sua utilidade? - disse o alfinete para a agulha. - E como pensa você vencer na vida se não tem cabeça?
- A sua crítica não tem a menor procedência - respondeu a agulha rispidamente. - Responda-me agora: de que te serve a cabeça se não tem olho? Não é mais importante poder ver?
- Ora, e de que lhe vale seu olho se há sempre um fio impedindo a sua visão? - retrucou o alfinete.
- Pois fique sabendo que mesmo tendo um fio atravessando o meu olho, eu ainda posso fazer muito mais do que você.
Enquanto se ocupavam nessa discussão, uma senhora pegou a cesta de costura, desejando coser um pequeno rasgo no tapete. Enfiou a agulha com linha bem resistente e se pôs a costurar o mais rápido que pôde. De repente a linha emaranhou-se, formando uma laçada que dificultou o acabamento da costura. Apressada, a mulher deu um puxão violento que rompeu o olho da agulha.
Tendo que ultimar aquele trabalho, ela amarrou a linha na cabeça do alfinete e conseguiu dar os pontos finais; mas na hora de arrematar, a cabeça do alfinete se desprendeu. Impaciente com tudo, jogou a agulha e o alfinete na cesta e saiu resmungando.

Ambos estavam enganados: o alfinete e a agulha! Nenhum dos dois era insubstituível. Nenhum dos dois era perfeito. Nenhum dos dois era tão versátil que pudesse julgar-se com o direito de se considerar melhor do que o outro.
"Porque também o corpo não é um membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti."

[Fonte: web]

domingo, 8 de novembro de 2009

Salmo do Rei Davi 20,1-9



Salmo do Rei Davi 20,1-9

Senhor, alegra-se o rei com o vosso poder, e muito exulta com o vosso auxílio!
Realizastes os anseios de seu coração, não rejeitastes a prece de seus lábios.
Com preciosas bênçãos fostes-lhe ao encontro, pusestes-lhe na cabeça coroa de puríssimo ouro.
Ele vos pediu a vida, vós lha concedestes, uma vida cujos dias serão eternos.
Grande é a sua glória, devida à vossa proteção; vós o cobristes de majestade e esplendor.
Sim, fizestes dele o objeto de vossas eternas bênçãos, de alegria o cobristes com a vossa presença,
pois o rei confiou no Senhor. Graças ao Altíssimo não será abalado.
Que tua mão, ó rei, apanhe teus inimigos, que tua mão atinja os que te odeiam.

[imagem reflejosdeluz.net]

sábado, 7 de novembro de 2009

Poder



A palavra poder é mal entendida. Geralmente está associada ao contexto de exercer controle sobre o outro. No entanto poder é a capacidade de manter-se livre de influência, de dependência e de escravidão. Poder significa fazer a escolha certa - agir como um mestre de si mesmo.
Brahma Kumaris

[imagem da web]

Não julgues teu irmão



André Luiz

Amigo.
Examina o trabalho que desempenhas.
Analisa a própria conduta.
Observa os atos que te definem.
Vigia as palavras que proferes.
Aprimora os pensamentos que emites.
Pondera as responsabilidades que recebeste.
Aperfeiçoa os próprios sentimentos.
Relaciona as faltas em que, porventura, incorreste.
Arrola os pontos fracos da própria personalidade.
Inventaria os débitos em que te inseriste.
Sê o investigador de ti mesmo, o defensor do próprio coração, o guarda de tua mente.
Mas, se não deténs contigo a função do juiz, chamado à cura das chagas sociais, não julgues o irmão do caminho, porque não existem dois problemas, absolutamente iguais, e cada espírito possui um campo de manifestações particulares.
Cada criatura tem o seu drama, a sua aflição, a sua dificuldade e a sua dor.
Antes de julgar, busca entender o próximo e compadece-te, para que a tua palavra seja uma luz de fraternidade no incentivo do bem.
E, acima de tudo, lembra-te de que amanhã, outros olhos pousarão sobre ti, assim como agora a tua visão se demora sobre os outros.
Então, serás julgado pelos teus julgamentos e medido, segundo as medidas que aplicas aos que te seguem.

[imagem da web]

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Acolhidos no Coração Redentor



O Jesus do Coração dilacerado a todos acolhia: o trambiqueiro sentado à mesa dos impostos, a mulher pecadora que lhe lavava os pés, a outra que estava para ser apedrejada. Jesus é aquele que acolhe e ensina aos seus a serem ministros da acolhida: amparo do filho que se droga, do marido que bebe, da filha que engravidou, da pessoa que entra no templo com uma lágrima querendo rolar rosto abaixo. Os discípulos do Coração de Jesus são pessoas sensíveis e prestam atenção às grandes dores: à perda de um ente querido, ao desespero diante da provação da enfermidade, à dor que experimenta a mãe que nada tem para dar ao filho que grita de fome.
"Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo vos acolheu a vós para a glória de Deus." (Rm 15,7)

Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM - Petrópolis / RJ
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

[imagem da web]

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Confiança



Assim que você confiar em si mesmo, viver terá outro significado.

[imagem da web]

Prece ao Pai de Infinita Bondade



Pai de infinita Bondade, sustenta-nos o coração no caminho que nos assinalaste!
Infunde-nos o desejo de ajudar àqueles que nos cercam, dando-lhes das migalhas que possuímos para que a felicidade se multiplique entre nós.
Dá-nos a força de lutar pela nossa própria regeneração, nos círculos de trabalho em que fomos situados, por teus sábios desígnios.
Auxilia-nos a conter as nossas próprias fraquezas, para que não venhamos a cair nas trevas, vitimados pela violência.
Pai, não deixes que a alegria nos enfraqueça e nem permitas que a dor nos sufoque.
Ensina-nos a reconhecer tua bondade em todos os acontecimentos e em todas as coisas.
Nos dias de aflição, faze-nos contemplar tua luz, através de nossas lágrimas e nas horas de reconforto, auxilia-nos a estender tuas bênçãos com os nossos semelhantes.
Dá-nos conformação no sofrimento, paciência no trabalho e socorro nas tarefas difíceis.
Concede-nos, sobretudo, a graça de compreender a tua vontade seja como for, onde estivermos, a fim de que saibamos servir em teu nome e para que sejamos filhos dignos de teu infinito amor.
Assim seja.

Francisco Cândido Xavier

[imagem da web]

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O principezinho e a raposa...



"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." (Exupéry)
É fato que tal afirmação contém muito mais nas entrelinhas. E eu fico aqui pensando: O que amo quando amo? Amo o que de mim há no outro... O que é que se cativa? De que é que se torna responsável aquele que cativa ou que se deixa cativar? Torno-me responsável por aquilo que cativo, que conquisto, independente do que seja: coisas boas, sentimentos nobres, ações e reações, pensamentos, simpatia (e também o contrário disso tudo). Tu me cativaste. Teremos necessidade um do outro.
"Se tu vens às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz." (Exupéry)

Sandra Medina Costa

[imagem da web]

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O carneiro revoltado



Certo carneiro muito inteligente, mas indisciplinado, reparou os benefícios que a lã espalhava em toda parte, e, desde então, julgou-se melhor que os outros seres da Criação, passando a revoltar-se contra a tosquia.
- Se era tão precioso – pensava -, por que aceitar a humilhação daquela tesoura enorme? Experimentava intenso frio, de tempos a tempos, e, despreocupado das ricas rações que recebia no redil, detinha-se apenas no exame dos prejuízos que supunha sofrer.
Muito amargurado, dirigiu-se ao Criador, exclamando:
- Meu Pai, não estou satisfeito com a minha pelagem. A tosquia é um tormento... Modifica-me, Senhor!...
O Todo-Poderoso indagou, com bondade:
- Que desejas que eu faça?
Vaidosamente, o carneiro respondeu:
- Quero que a minha lã seja toda de ouro.
A rogativa foi satisfeita. Contudo, assim que o orgulho ovino se mostrou cheio de pêlos preciosos, várias pessoas ambiciosas atacaram-no sem piedade. Arrancaram-lhe, violentamente, todos os fios, deixando-o em chagas.
O infeliz, a lastimar-se, correu para o Altíssimo e implorou:
- Meu Pai, muda-me novamente! não posso exibir lã dourada... encontraria salteadores sem compaixão.
O Sábio dos Sábios perguntou:
- Que queres que eu faça?
O animal, tocado pela mania de grandeza, suplicou:
- Quero que minha lã seja lavrada em porcelana primorosa.
Assim foi feito. Entretanto, logo tornou ao vale, apareceu no céu enorme ventania, que lhe quebrou todos os fios, dilacerando-lhe a carne.
Regressou, aflito, ao Todo-Misericordioso e queixou-se:
- Pai, renova-me!... A porcelana não resiste ao vento... estou exausto...
Disse-lhe o Senhor:
- Que queres que eu faça?
- A fim de na provocar os ladrões e nem ferir-me com porcelana quebrada, quero que a minha lã seja feita de mel.
O Criador satisfez o pedido. Todavia, logo que o pobre se achou no redil, bandos de moscas asquerosas cobriram-no em cheio e, por mais corresse campo a tora, não evitou que elas lhe sugassem os fios adocicados.
O mísero voltou ao Altíssimo e implorou:
- Pai, modifica-me... as moscas deixaram-me em sangue!
O Senhor indagou de novo, com inexaurível paciência:
- Que queres que eu faça?
Dessa vez, o carneiro pensou mais tempo e considerou:
- Suponho que seria mais feliz se tivesse minha lã semelhante às folhas de alface.
O Todo-Bondoso atendeu-lhe mais uma vez a vontade e o carneiro voltou a planície, na caprichosa alegria de parecer diferente. No entanto, quando alguns cavalos lhe puseram os olhos, não conseguiu melhor sorte. Os eqüinos prenderam-no com os dentes e, depois lhe comerem a lã, abocanharam-lhe o corpo.
O carneiro correu na direção do Juiz Supremo, gotejando sangue das chagas profundas, e, em lágrimas, gemeu humilde:
- Meu pai, não suporto mais!...
Como soluçasse longamente, o Todo-Compassivo, vendo que ele se arrependera com sinceridade, observou:
- Reanima-te, meu filho! Que pedes agora?
O infeliz replicou, em pranto:
- Pai, quero voltar a ser um carneiro comum, como sempre fui. Não pretendo a superioridade sobre meus irmãos. Hoje sei que os meus tosquiadores de outro tempo são meus verdadeiros amigos. Nunca me deixaram em feridas e sempre me deram de comer e beber, carinhosamente... Quero ser simples e útil, qual me fizeste, Senhor!...
O Pai sorriu, bondoso, abençoou-o com ternura e falou:
- Volta e segue teu caminho em paz. Compreendeste, enfim, que meus desígnios são justos. Cada criatura está colocada, por minha Lei, no lugar que lhe compete e, se pretendes receber, aprende a dar.
Então o carneiro, envergonhado, mas satisfeito, voltou para o vale, misturou-se com os outros e daí por diante foi muito feliz.
Francisco Cândido Xavier

[imagem da web]

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Aprenda com a natureza



André Luiz

Resplandece o Sol no alto,a fim de auxiliar a todos.
As estrelas agrupam-se em ordem.
O céu tem horários para a luz e para a sombra.
O vegetal abandona a cova escura, embora continue ligado ao solo, buscando a claridade, a fim de produzir.
O ramo que sobrevive à tempestade cede à passagem dela, mantendo-se, não obstante, no lugar que lhe é próprio.
A rocha garante a vida no vale, por resignar-se à solidão.
O rio atinge os seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos.
A ponte serve ao público sem exceções, por afirmar-se contra o extremismo.
O vaso serve ao oleiro, após suportar o clima do fogo.
A pedra brilha, depois de sofrer as limas do lapidário.
O canal preenche as suas finalidades, por não perder o acesso ao reservatório.
A semeadura rende sempre, de acordo com os propósitos do semeador.

[imagem da web]

domingo, 1 de novembro de 2009

A oração de NOVEMBRO



Senhor nosso Deus, mais uma vez sentimos o tempo esvair-se de nossas vidas. Logo chegaremos ao final de mais um ano e nossos olhos se voltam para o passado e se projetam para o futuro. Porém, sabemos que a esperança que brota da fé vence em nós a tristeza da morte e nos abre à alegria do Amor, que nos criou e continua a renovar-nos com o seu Espírito. Jesus Cristo nos revelou o sentido do viver e do morrer, mas quantos são mortos por causa da violência e da guerra, dos desastres naturais e de maneira imprevista! Deus bondoso, acolhei nossos irmãos chamados a participar da vida eterna, reforça nossa esperança e daí alento à nossa tristeza e, porque sois nosso refúgio, livrai-nos das angústias da morte; e, porque sois a nossa herança eterna, concedei-nos a alegria plena em vossa presença. Amém.

Fr. Luiz Henrique F. de Aquino, OFM – São Paulo / SP
(Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus)


[imagem da web]