.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

quarta-feira, 19 de junho de 2013

O PÓS-CRISMA


O PÓS-CRISMA
O Sacramento da Crisma não deve estar limitado, cristalizado ou algo de forma segmentada. Muitos até acreditam que a celebração da Crisma é a data certa para o seu encerramento.
Crismar-se significa dar início para uma vida cristã. Daí a necessidade de dar ao grupo de crismados, uma continuidade para que o jovem chegue ao processo de amadurecimento enquanto grupo, e por consequência, amadurecer também na fé enquanto ser social, humano e cristão.
Pensando em garantir a continuidade dos jovens na Igreja após o sacramento da Crisma, a Pastoral da Crisma ciente deste grande desafio para a comunidade cristã nos dias atuais, propôs a criação do Pós-Crisma.

IMPORTÂNCIA DESTE GRUPO PARA A COMUNIDADE
Unidos pela fé, os jovens tornam-se amigos e partilham de experiências que permitem conhecer-se melhor, acolher e a compreender o outro, tornando se ainda conscientes e participativos na Igreja e na comunidade. Os encontros caracterizados pelo típico clima jovem, criam uma interação harmoniosa dos membros do grupo, permitindo que amadureçam na fé e possam ser cristãos transformadores do mundo.
Enfim, no Pós-Crisma, a formação integral do jovem enquanto cristão, tem um espaço privilegiado. Ver o jovem fazer uma caminhada em grupo, crescendo na fé, no relacionamento com o outro e consigo mesmo, na consciência crítica e na ação prática, nos traz boas expectativas de que serão esses jovens que evangelizarão outros jovens.
TEMAS ABORDADOS NOS ENCONTROS
Os temas são escolhidos de acordo com a necessidade do grupo, mas em linhas gerais: a convivência, a amizade, as doutrinas da Igreja, (e neste parâmetro aprendemos sobre um pouco de liturgia, Bíblia). É desenvolvido ainda o aspecto motivacional, a ética e outros temas transversais. Sem falar no trato da atuação e postura enquanto monitor de crisma. Afinal, os futuros monitores serão convidados a partir do sucesso e destaque dos jovens neste grupo. Todos os temas são abordados de maneira sistemática, descontraída e diferenciada do convencional, atendendo aos anseios dos jovens sem distorcer o sentido dos conteúdos abordados. É uma mescla boa de como, e do que os jovens querem e precisam “aprender”.


[Imagem reflejosdeluz.net]

Nenhum comentário:

Postar um comentário