.

.
Imagem da reflejosdeluz.net

domingo, 31 de julho de 2016

Quanto mais o homem se humilha


“Quanto mais o homem se humilha, mais Deus se acerca, descendo até ele. Posto que o homem caiu por orgulho, (Deus) recorreu à humildade para o curar.”
(Santo Agostinho)

Precisamos ser luz


Se queremos que as trevas do mundo sejam dissipadas, precisamos ser luz e iluminar os ambientes por onde passamos.

Suas portas de fé e confiança no Senhor


“Que suas portas de fé e confiança no Senhor sirvam para que todos os incrédulos, que por elas passem, sejam contagiados com a alegria do Senhor que a todos fortalece.”

Novena - 29º dia


(Programa Espiritual - 63 dias)

sábado, 30 de julho de 2016

O princípio de nossa purificação


“O princípio de nossa purificação é a humilde confissão de nossos pecados. É melhor um pecador humilde que um beato orgulhoso.”
(Santo Agostinho)

Sem Deus a criatura se esvai


São Tomás disse que quanto mais o homem se afasta de Deus, tanto mais experimenta seu nada. Sem Deus a criatura se esvai.

Herança de Deus


“Você recebeu uma grande herança de Deus, que está dentro de você; sua inteligência, sua liberdade, vontade, capacidade de amar, sua memória, consciência, etc., enfim, seus talentos, que Deus espera que você faça crescer para o seu bem e o dos outros.”
(Prof. Felipe Aquino)

Novena - 28º dia


(Programa Espiritual - 63 dias)

sexta-feira, 29 de julho de 2016

ORAÇÃO


Que eu continue a acreditar no outro mesmo sabendo de alguns valores tão esquisitos que permeiam o mundo;
Que eu continue otimista, mesmo sabendo que o futuro que nos espera nem sempre é tão alegre;
Que eu continue com a vontade de viver, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, uma lição difícil de ser aprendida;
Que eu permaneça com a vontade de ter grandes amigos(as), mesmo sabendo que com as voltas do mundo, eles(as) vão indo embora de nossas vidas;
Que eu realimente sempre a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, sentir, entender ou utilizar esta ajuda;
Que eu mantenha meu equilíbrio, mesmo sabendo que os desafios são inúmeros ao longo do caminho;
Que eu exteriorize a vontade de amar, entendendo que amar não é sentimento de posse, é sentimento de doação;
Que eu sustente a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que vejo no mundo, escurecem meus olhos;
Que eu retroalimente minha garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são ingredientes tão fortes quanto o sucesso e a alegria;
Que eu atenda sempre mais à minha intuição, que sinaliza o que de mais autêntico possuo;
Que eu pratique sempre mais o sentimento de justiça, mesmo em meio à turbulência dos interesses;
Que eu não perca o meu forte abraço, e o distribua sempre;
Que eu perpetue a beleza e o brilho de ver, mesmo sabendo que as lágrimas também brotam dos meus olhos;
Que eu manifeste o amor por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exige muito para manter sua harmonia;
Que eu acalente a vontade de ser grande, mesmo sabendo que minha parcela de contribuição no mundo é pequena;
E, acima de tudo... Que eu lembre sempre que todos nós fazemos parte desta maravilhosa teia chamada vida, criada por alguém bem superior a todos nós! E que as grandes mudanças não ocorrem por grandes feitos de alguns e, sim, nas pequenas parcelas cotidianas de todos nós!

Oração de Chico Xavier

A primeira prova de inteligência


“Eis a grande ciência do cristão: conhecer que nada é e nada pode! O reconhecimento da própria ignorância é a primeira prova de inteligência.”
(Santo Agostinho)

Para a fé viver e crescer


Para a fé viver e crescer, é necessária uma vida de oração diária, de intimidade com Deus, de amizade com o “divino Amigo”, partilhando com Ele todos os sofrimentos e alegrias.

Todos os dias são dias oportunos para se agradecer


“Todos os dias são dias oportunos para se agradecer, especialmente a Deus, por tudo que nos tem dado.”

Novena - 27º dia


(Programa Espiritual - 63 dias)

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Batatas


Um professor pediu aos alunos que levassem uma sacola com batatas para a sala de aula. Disse-lhes que separassem uma batata para cada pessoa que os magoaram, ou de alguma forma os fizera sofrer. Depois disso, que escrevessem o nome de cada pessoa em cada batata e as colocassem dentro da sacola.
Eles começaram a pensar, e foram lembrando e escrevendo uma a uma as pessoas que os tinham magoado... Algumas sacolas ficaram muito pesadas!
A tarefa seguinte consistia em, durante uma semana, carregar consigo a sacola com as batatas para onde quer que fossem. Com o tempo,as batatas foram se estragando, e era um incômodo carregar a sacola o tempo todo e ainda sentir seu mau cheiro. Além disso, a preocupação em não esquecê-las em algum lugar, fazia com que deixassem de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.
E foi assim que os alunos entenderam a lição de que carregar Mágoas,é tão ruim quanto carregar batatas podres.
Quando damos importância aos problemas não resolvidos, ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoa, aumentando o stress e roubando nossa alegria.
Perdoar, e deixar estes sentimentos irem embora, é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.
*Jogue fora suas "batatas"!

[desconheço a autoria]

Onde pões tua esperança?


“Se pões tua esperança em outro homem, és falsamente humilde. Se a pões em ti mesmo, és refinadamente soberbo. Os falsamente humildes não se levantam. Os refinadamente soberbos caem.”
(Santo Agostinho)

Todos os dias, o dia todo


Todos os dias, o dia todo, Deus está falando para você: “Eu estou aqui e te amo! Volta para mim”.

Santo, Santo, Santo é o Cordeiro!


Santo, Santo, Santo é o Cordeiro!
“Senhor, minha prioridade é Te adorar diante dos desafios ou em meio às vitórias. Não há outro Deus além de Ti, nem em cima no céu nem embaixo na Terra e nem debaixo da terra. Aleluia!”

(Mário Fernandez)

Novena - 26º dia


(Programa Espiritual - 63 dias)

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Soberba


“A soberba exila o homem de si mesmo; a humildade o devolve à sua intimidade. Há os que à custa de alardear a própria inteligência, só conseguem pôr em evidência a própria estupidez”.
(Santo Agostinho)

Deus sempre pode todas as coisas


Esta é a nossa esperança, a nossa fé, a nossa alegria: Deus sempre pode todas as coisas.

Ofereça a confiança


“Que cada aposento de sua casa espiritual ofereça a confiança que conduzirá muitos a uma vida verdadeiramente feliz.”

Novena - 25º dia


(Programa Espiritual - 63 dias)

terça-feira, 26 de julho de 2016

Humildade e grandeza


“A humildade deve ser proporcional à grandeza. Quanto mais alto alguém se encontra, tanto mais pode ser fatal sua queda.”
(Santo Agostinho)

Deus tem planos para nós!


Deus tem planos para nós! E Ele mostra-nos a sua vontade em nossa vida diária, em cada acontecimento que nos envolve.

Perca o medo


“Quando se tem intimidade com o Senhor, perde-se o medo de ser lapidado por Ele…”

Oração pelos Avós


Jornada Mundial da Juventude 2016


Oração da JMJ 2016
Deus, Pai misericordioso que revelastes o Vosso amor no Vosso Filho Jesus Cristo e o derramastes sobre nós no Espírito Santo Consolador, confiamos a Vós hoje o destino do mundo e de cada homem.
Pai Celestial, concedei que possamos dar testemunho de Vossa misericórdia. Ensina-nos a transmitir a fé aos que estão em dúvida, a esperança aos que estão desanimados, o amor aos que se sentem indiferentes, o perdão aos que erraram e a alegria aos que estão descontentes. Permiti que a centelha do Vosso amor misericordioso acesa em nós torne-se fogo que transforma corações e renova a face da terra.

Maria, Mãe de misericórdia, rogai por nós. São João Paulo II, rogai por nós.

A JMJ - Jornada Mundial da Juventude acontece na cidade de Cracóvia (Polônia), de 26 a 31 de julho de 2016. O tema da Jornada será: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia” (Mt 5,7)

Novena - 24º dia


(Programa Espiritual - 63 dias)

domingo, 24 de julho de 2016

Olhe a Estrela!


Na onda das vicissitudes deste mundo, quando em vez de caminhar por terra, tens a impressão de ser agitado entre as marolas e as tempestades, não tires os olhos do resplendor desta estrela, se não queres que te traguem as ondas… Olha a estrela, invoca Maria… Se o orgulho, a ambição, o ciúme te arrastam nas vagas… Olha a estrela, invoca Maria… Se a raiva ou a avareza, se os sortilégios da carne balançam, abalam a barca de tua alma, olha para Maria.
Se a segues, não te equivocarás de caminho… Se ela te protege, não terás medo; se ela te guia, não te cansarás, se ela te é propícia, chegarás à meta.
Se fores arremessado pelas ondas da soberba, da ambição, da murmuração e da inveja, olha para a estrela, invoca Maria. Se a ira, a avareza ou as atrações da carne sacudirem a barquinha da alma, olha para Maria. Se, perturbado pela enormidade do pecado, cheio de confusão pela fealdade da consciência, cheio de medo pelo horror do juízo, começares a ser devorado pelos abismos da tristeza e do desespero, pensa em Maria. Nos perigos, nas aflições, nas incertezas, pensa em Maria, invoca Maria. Que ela não se afaste dos teus lábios nem do teu coração; e para obter o auxílio da sua oração, nunca deixes o exemplo da sua vida. Se a segues, não te podes perder; se a invocas, não podes desesperar; se pensas nela, é certo que não poderás te enganar. Se ela te ampara, não cais; se te protege, não tens o que temer; se te guia, não te cansas; se te é propícia, chegas ao fim…

Por São Bernardo de Claraval (“Homilia super Missus est”, II, 17).


Bem supremo


Se Deus é o bem supremo do homem, viver bem não pode consistir em outra coisa que em amá-lo com toda nossa mente e alma.”
(Santo Agostinho)

Meu socorro


Quando minhas forças parecem exauridas, o Senhor vem em meu socorro.

Frutos


“Os frutos são produzidos, eles não são recebidos. O que Deus nos dá são dons e com eles produzimos frutos.”

Novena - 22º dia


(Programa Espiritual - 63 dias)

sábado, 23 de julho de 2016

Ouse amá-lo


“Que o homem, alegrando-se em ser amado por Aquele que teme, ouse amá-lo também e tema desagradar o seu amor, ainda que pudesse fazê-lo impunemente.”
(Santo Agostinho)

Antes de lamentar e lamuriar


Antes de lamentar e lamuriar o que você não tem, agradeça o que você já tem!

Prece de agradecimento


“Obrigado, Senhor, por minha vida, por minha salvação, pela minha alegria, pelo meu trabalho, por cuidar de mim, por estar sempre ao meu lado, pelo meu nome escrito nos Céus, pela vida eterna em Cristo Jesus.”

Novena - 21º dia


(Programa Espiritual - 63 dias)

sexta-feira, 22 de julho de 2016

quinta-feira, 21 de julho de 2016

O Valor das Pequenas Coisas


Aprenda a escutar a voz das coisas,
dos fatos, e verás como tudo fala,
como tudo se comunica contigo.
Em cada indelicadeza,
assassino um pouco aqueles que me amam.
Em cada desatenção,
não sou nem educado e nem cristão.
Em cada olhar de desprezo,
alguém termina magoado.
Em cada gesto de impaciência,
dou uma bofetada invisível nos que convivem comigo.
Em cada perdão que eu negue,
vai um pedaço do meu egoísmo.
Em cada ressentimento,
revelo meu amor-próprio ferido.
Em cada palavra áspera que digo,
perdi alguns pontos no céu.
Em cada omissão que pratico,
rasgo uma folha do evangelho.
Em cada esmola que eu nego,
um pobre se afasta mais triste.
Em cada oração que não faço, eu peco.
Em cada juízo maldoso,
meu lado mesquinho se aflora.
Em cada fofoca que faço,
peco contra o silêncio.
Em cada pranto que enxugo,
torno alguém mais feliz!
Em cada ato de fé,
eu canto um hino à vida.
Em cada sorriso que espalho,
planto alguma esperança.
Em cada espinho, que finco,
machuco algum coração.
Em cada espinho que arranco,
alguém beijará minha mão.
Em cada rosa que oferto,
os anjos dizem: Amém!
Somos todos, anjos com uma asa só.
E só podemos voar quando "abraçados uns aos outros".

Roque Schneider

O amor de Deus


“Que maior causa pode haver na vinda do Senhor senão mostrar-nos Deus o seu amor?”
(Santo Agostinho)

Sua preocupação


A sua preocupação não deve ser o lado para o qual deverá seguir, e sim quem companhará você. Se seguir com Cristo, seja para que lado for, você chegará.

O melhor pensamento


O melhor pensamento que podemos ter de Deus deve incluir a palavra “obrigado”.